04/04/2025
APIMEC Brasil convida analistas e profissionais de investimento a participarem de pesquisa sobre reportes de sustentabilidade da CVM
A APIMEC Brasil incentiva todos os seus associados, analistas de valores mobiliários e profissionais de investimento a participarem da pesquisa lançada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre os reportes de sustentabilidade estabelecidos na Resolução CVM 193. A iniciativa busca identificar os desafios, benefícios, nível de conhecimento e principais necessidades do mercado em relação à adoção dos Pronunciamentos Técnicos CBPS 01 (equivalente ao IFRS S1) e CBPS 02 (equivalente ao IFRS S2).
Com a crescente demanda por transparência e padronização das informações ESG, a implementação dessas normas representa um passo essencial para que investidores e analistas tenham acesso a dados confiáveis e comparáveis globalmente, sobre a sustentabilidade das companhias. A pesquisa da CVM permite que os participantes expressem suas percepções e contribuam ativamente para o aprimoramento das exigências regulatórias, garantindo que o processo de adoção voluntária dessas normas, relativa aos anos de 2024 e 2025, seja realizado de forma estruturada e alinhada às necessidades do mercado brasileiro.
A Resolução CVM 193 foi protagonista no mundo e introduziu a obrigatoriedade do reporte de sustentabilidade para companhias abertas, a partir das informações relativas a 2026, alinhando o Brasil às melhores práticas internacionais de divulgação de informações ESG. No entanto, a adoção dos CBPS 01 e CBPS 02 ainda está em fase inicial, e a CVM quer compreender os desafios enfrentados pelos participantes do mercado para implementar essas diretrizes.
Ao responder a pesquisa, os profissionais de investimento e analistas de valores mobiliários terão a oportunidade de opinar sobre os impactos da Resolução CVM 193 na transparência e qualidade das informações de sustentabilidade, destacar os desafios enfrentados na aplicação dos CBPS 01 e CBPS 02, apontar oportunidades de aprimoramento regulatório para moldar o futuro das exigências de reporte de sustentabilidade e contribuir para que a CVM compreenda a percepção do mercado.
A pesquisa é totalmente anônima e pode ser respondida até o dia 22 de abril de 2025. Sua participação é essencial para fortalecer o mercado financeiro e de capitais. Acesse e contribua: Responder pesquisa
A APIMEC Brasil reforça a importância dessa iniciativa e convida seus membros a participarem ativamente. O engajamento do mercado é fundamental para que a regulação evolua de maneira equilibrada, beneficiando a transparência e a confiança no mercado de capitais brasileiro.
S.Paulo, 04/04/2025