Prevemos que o PIB real da América Latina crescerá 2,2% e que os prêmios de seguro totais na América Latina cresçam 3,8% em termos reais em 2025.
Uma pesquisa realizada com 350 tomadores de decisão mostrou que um terço dos investidores globais está insatisfeito com os relatórios de sustentabilidade corporativa. Entre os principais pontos de reclamação estão lacunas na transparência e na confiabilidade das divulgações.
O guia aborda as oportunidades de desenvolvimento dos mercados financeiro e de capitais com a transformação introduzida pelo uso das tecnologias de registro distribuído (DLT).
Nesta série, Gustavo Olinda, da equipe técnica do IASB, e Gabriel Benedict, da equipe técnica do ISSB, discutem como as Normas Contábeis IFRS e as Normas de Divulgação de Sustentabilidade IFRS se complementam. Por meio de exemplos práticos, eles ilustram como a aplicação das Normas, em conjunto, resulta em informações reportadas complementares e conectadas.
PAUTA: Atualização do IASB; Incertezas relacionadas ao clima e outras incertezas nas demonstrações financeiras; Revisão pós-implementação (PIR) de arrendamentos IFRS 16; Método de equivalência patrimonial e Demonstração dos fluxos de caixa e assuntos relacionados.
Oferta de produtos sustentáveis e captação aumentaram em 2024; educação de investidores e nova regra da CVM devem reforçar investimentos nos próximos anos.
Nesta segunda-feira, 20/01, a APIMEC Brasil participou de uma aula especial promovida pelo Insper sobre o Ecossistema de Mercado, realizada na B3, sob a condução do professor Ricardo Humberto Rocha, renomado especialista do mercado financeiro.
Duas organizações líderes no ecossistema de sustentabilidade corporativa estão aprofundando sua colaboração para melhorar e otimizar os relatórios ambientais, após um Memorando de Entendimento assinado entre o CDP e o GRI durante a Conferência sobre Mudanças Climáticas COP29 em Baku.
Com base em cenários de demanda de crédito para mais de 400 companhias aéreas, este relatório analisa a demanda potencial, a oferta e os preços de créditos sob o CORSIA, e quanto o esquema poderia custar ao setor aéreo em termos de preços mais altos de passagens ou lucros menores.
O texto volta à Câmara dos Deputados com novas hipóteses de redução dos futuros tributos (CBS e IBS), como na conta de água e com mais itens na cesta básica, como a inclusão da erva-mate muito mais consumida do que café em terminados estados, como os da Região Sul e no Mato Grosso do Sul.
O Conselho Nacional de Previdência Complementar aprovou Resolução que dispõe sobre novas regras para o Plano de Gestão Administrativa, os fundos administrativos, o orçamento, as fontes de custeio administrativo e as receitas e despesas da gestão administrativa das entidades fechadas de previdência complementar. Além disso, o normativo também trata sobre os limites e critérios específicos aplicáveis ao custeio das entidades e planos de benefícios regidos pela Lei Complementar nº 108, de 29 de maio de 2001.
O International Sustainability Standards Board está comprometido em dar suporte à implementação dos Padrões ISSB em todo o mundo. Para esse fim, a Fundação IFRS publicou um novo guia abrangente projetado para ajudar as empresas com a tarefa fundamental de identificar e divulgar informações materiais sobre riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade que poderiam razoavelmente afetar seus fluxos de caixa, seu acesso a financiamento ou custo de capital a curto, médio ou longo prazo.
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) informa que foi publicada, no Diário Oficial da União, a Resolução CNSP nº 473/2024, que dispõe sobre a classificação de planos de seguros e de previdência complementar aberta como sustentáveis, a ser observada pelas sociedades seguradoras e entidades abertas de previdência complementar.
A APIMEC do Brasil tem a honra de participar da aula especial promovida pelo Insper sobre o Ecossistema de Mercado, um evento presencial que será realizado no ambiente da B3 e contará com a condução do professor Ricardo Humberto Rocha, renomado especialista do mercado financeiro.
Em 12 de janeiro, a Caixa Econômica Federal celebra 164 anos de uma trajetória marcada pela transformação social e econômica do Brasil.
A APIMEC Brasil parabeniza a Agência Estado/Broadcast, a agência de notícias em tempo real do Grupo Estado, pelos seus 55 anos de excelência.
Avaliação de Resultado Regulatório verifica impacto da criação do documento pela Instrução CVM 586, atual Anexo D da Resolução CVM 80.
Brasil considera acordo insuficiente para suprir necessidades dos países em desenvolvimento e reafirma compromisso por metas e recursos mais ambiciosos.
Trata dos requisitos básicos de reconhecimento, mensuração e evidenciação de créditos de carbono (tCO2e), permissões de emissão e créditos de descarbonização (CBIO) a serem observados pelas entidades na originação e aquisição para cumprimento de metas de descarbonização (aposentadoria) ou negociação, bem como dispor sobre os passivos associados, sejam eles decorrentes de obrigações legais ou não formalizadas, conforme definido na NBC TG 25 - Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes.
CVM aprova a Orientação Técnica OCPC 10 – Créditos de Descarbonização
Publicada a OCPC 10 - Créditos de Carbono (tCO2e), Permissões de emissão (allowances) e Crédito de Descarbonização (CBIO)
O objetivo é dirimir as dúvidas que chegaram à autarquia e aumentar o grau de assertividade na marcação e reclassificação dos títulos públicos federais, além de indicar o respectivo registro contábil nos planos de benefícios administrados pelos fundos de pensão.
Em um cenário de transformações digitais e mudanças nos hábitos de consumo de informação, anunciamos a todos os nossos associados, analistas credenciados, profissionais de investimento e parceiros a chegada de Gustavo Adolfo R. Mello como nosso novo Gerente de Comunicação e Marketing.
A APIMEC Brasil cumprimenta o jornal @O Estado de S. Paulo e toda sua equipe pelos 150 anos.