Governança Corporativa

Em outubro de 2010 a Comissão de Valores Mobiliários – CVM editou a Instrução CVM 483, hoje Resolução  CVM nº 20/2021, que autorizou a APIMEC Brasil a credenciar e autorregular a atividade do Analista de Valores Mobiliários Pessoa Física e Jurídica, uma autorregulação infralegal cuja legitimidade de atuação é conferida pelo respectivo regulador à entidade que tenha competência e histórico de atuação, neste caso a APIMEC Brasil, onde são componentes organizacionais da área de autorregulação a Superintendência de Supervisão do Analista – SSA e o Conselho de Supervisão do Analista – CSA.

Com o intuito de fortalecer a representatividade do Analista de Valores Mobiliários, bem como fazer com que tais profissionais participem de forma ativa da atividade de autorregulação, seja no acompanhamento das rotinas e dos sistemas e ferramentas de supervisão, seja na participação do projeto de revisão permanente dos conteúdos de certificação e do Programa de Educação Continuada, entre outras atribuições, a APIMEC Brasil criou o Comitê Consultivo de Autorregulação – CCA. O comitê é composto por analistas seniores, credenciados à APIMEC, vinculados aos Bancos de Investimentos, Corretoras de Valores e Consultorias de Análise de Investimentos.

Gestão 2024 / 2026

Conselho de Supervisão do Analista - CSA

Eduardo Boccuzzi
Paulo de Sá Pereira
Emerson Ferreira Leite
Fernando dos Santos Zorzo
Denise Pavarina
Priscila Roncy Sorrentino
Maria Izabel do Prado Bocater
Maria Cecilia Rossi
Milton Milioni

Comitê Consultivo de Autorregulação - CCA

Francisco José Ugarte Navarrete
Thiago Capucci Macruz
Wesley Pereira Bernabé
Thiago Duarte
Pedro Martins Junior
Bruno Montanari
Rodolfo Cirne Amstalden
Raphael Santos de Figueredo
Bruce Luiz Sampaio Barbosa
Tiago Guitián dos Reis
Luiz Rodrigo Correia Pinto
Fernando Figueiredo Ferreira

Superintendência de Autorregulação

Bruno dos Santos Fernandes
Eduardo Boccuzzi

Sócio fundador do escritório Boccuzzi Advogados Associados. Formado pela USP (1989) e London Guildhall University. Coautor do capítulo brasileiro do livro International Corporate Law Compendium.
Membro da American Bar Association, da International Bar Association e da Comissão de Direito Bancário da OAB-SP.

Fechar
Paulo de Sá Pereira

Formado em Engenharia Mecânica pela FEI, Pós-graduado em Finanças pela FGV, Mestre em Administração pela PUC e atua no mercado de capitais desde 1981. Iniciou sua carreira como consultor na Price Waterhouse e posteriormente trabalhou em diversos bancos de investimentos, sendo no Unibanco e Credibanco como analista de empresas e no Multiplic e Lloyds como diretor de investimento. Atualmente participa como vice-presidente da AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais) e como conselheiro da CSA (Conselho de Supervisão do Analista de Valores Mobiliários). Trabalha como gestor executivo de investimento em Renda Variável e Imobiliários na Vivest desde 2006.

Fechar
Emerson Ferreira Leite
Fechar
Fernando dos Santos Zorzo
Fechar
Denise Pavarina
Fechar
Priscila Roncy Sorrentino

Ingressou na ANBIMA em 2003 e atualmente é gerente executiva de Supervisão de Mercados, responsável pelo núcleo de Ações Investigativas e Sancionadoras, que abarca todos os códigos autorregulados da Associação.

Formada em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada em aspectos jurídicos do mercado de capitais pela GV-Law, com MBA executivo em Finanças pelo Insper. Ainda, é Membro do Conselho de Autorregulação e Boas Práticas da ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), do Conselho de Supervisão do Analista de Valores Mobiliários da APIMEC e da Comissão de Ética do ICSS (Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social).

Fechar
Maria Izabel do Prado Bocater

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1976). Mestre em Direito Societário (LL.M.) pela New York University (1982). Ingressou, como advogada, na Comissão de Valores Mobiliários – CVM, por meio de concurso público de provas, em novembro de 1978, tendo ocupado diversos cargos na Autarquia: Gerente e Superintendente Jurídica (agosto de 1988 a março de 1993) e Diretora, membro do Colegiado (março de 1993 a setembro de 1999). Integrou o Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, indicada pela CVM (setembro de 1988 a abril de 1992). Foi sócia fundadora de Bocater, Camargo, Costa e Silva, Rodrigues Advogados, onde permanece até a presente data. Integra a Diretoria e o Conselho Diretor da Associação Brasileira de Companhias Abertas – ABRASCA. É membro independente do Conselho de Supervisão da Associação Nacional do Analista de Valores Mobiliários – APIMEC Autorregulação.
Integra o quadro de árbitros da Câmara de Arbitragem do Mercado – CAM B3. Premiações: Análise Advocacia 500 – Mais Admirado em 2017, 2015, 2013 e 2011Chambers Latin America 2011 – Leading Individual.

Fechar
Maria Cecilia Rossi

Sócia Fundadora da Interlink Consultoria de Mercado de Capitais, especializada em Regulação, Compliance, Infraestrutura de Mercado e Governança Corporativa. Foi Diretora e Superintendente de Desenvolvimento de Mercado da CVM e executiva no mercado de capitais. É membro de Conselhos de Administração, Fiscal, de Supervisão e de Autorregulação desde 2005 e é Conselheira Certificada pelo IBGC. É mestre e bacharel em administração de empresas pela FGV – SP.

Fechar
Milton Milioni
Fechar
Francisco José Ugarte Navarrete
Fechar
Thiago Capucci Macruz
Fechar
Wesley Pereira Bernabé
Fechar
Thiago Duarte

Sócio e analista sênior de ações no BTG Pactual. Ele cobre empresas da América Latina nos setores de Agronegócio e Alimentos & Bebidas. Segundo o ranking da revista Institutional Investor, sua equipe foi reconhecida como #1 nos setores do Agronegócio e de Alimentos & Bebidas para a América Latina e o Brasil por seis anos consecutivos (2017 – 2022). Desde 2021, ocupa também a posição de Head da equipe de Equity Research no Brasil. Thiago Duarte ingressou no BTG Pactual em 2009, após trabalhar como analista de valores mobiliários na Schroder Investment Management. Ele é formado em Economia pela Universidade de São Paulo.

Fechar
Pedro Martins Junior

Diretor de análise de investimentos para América Latina e estrategista chefe para renda variável em mercados emergentes do Banco J.P. Morgan. Pedro lidera uma equipe de 33 analistas, dispersos entre Chile, Índia, Londres, México, Nova Iorque e São Paulo, que tem a missão de recomendar investimentos em ações para investidores institucionais globais. A equipe de análise de investimentos para América Latina trabalha de maneira integrada com os times de sales / trading do J.P. Morgan e tem consistente reconhecimento público como uma das três melhores equipes de análise de investimentos em ações da América Latina desde por duas décadas, de acordo com rankings externos. Como estrategista, Pedro tem sido reconhecido em posições de destaque em rankings externos desde 2001 e produz regularmente publicações flagship, tais como “Key Trades and Risks”, “Consensus Asset Allocation”, “Money Trail”, “EM Steering Board”, “First to Market”, além de relatórios temáticos. Antes de se tornar estrategista, Pedro obteve posições de destaques cobrindo os setores de Petróleo & Gás e de Papel & Celulose. Pedro trabalha como diretor de análise investimentos desde 2012 quando retornou ao J.P. Morgan. A experiência professional acumula mais de 30 anos de trabalho em mercado de capitais nas seguintes instituições: Bank of America Merrill Lynch, J.P. Morgan e empresas predecessoras (Chase / Patrimônio), Banco Votorantim e Banco do Brasil. Pedro formou-se em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (Brasil) e é um CFA® charterholder.

Fechar
Bruno Montanari
Fechar
Rodolfo Cirne Amstalden

É VP Financeiro e cofundador do Grupo Empiricus.
Bacharel em Economia pela FEA-USP, Bacharel em Jornalismo pela Cásper Líbero e Mestre em Finanças pela FGV-EESP.

Fechar
Raphael Santos de Figueredo
Fechar
Bruce Luiz Sampaio Barbosa
Fechar
Tiago Guitián dos Reis
Fechar
Luiz Rodrigo Correia Pinto
Fechar
Fernando Figueiredo Ferreira
Fechar
Bruno dos Santos Fernandes

Possui 16 anos dedicados à Autorregulação do Analista de Valores Mobiliários. Graduado em Administração pela Universidade Nove de Julho. Atua nas áreas de Supervisão e Credenciamento, sendo o responsável pelo desenvolvimento da Estruturação da Autorregulação para Analista de Valores Mobiliários – Pessoa Natural e Jurídica em atendimento a Resolução CVM nº20/2021, bem como no desenvolvimento e manutenção de mecanismos de Supervisão, atuou  também no desenvolvimento e estruturação da  área de Certificação CNPI – Certificação Nacional do Profissional de Investimento, bem como, para CGRPF-A – Certificação dos Gestores de Regime de Previdência Fechada – Administrador, em atendimento aos requisitos da PREVIC, que visa elevar os padrões dos profissionais que atuam em cargo ou função em EFPC – Entidade Fechada de Previdência Complementar e da Certificação CGRPF-I para Gestores de Regime Próprio de Previdência Social e Membros Integrantes do Comitê de Investimentos, que visa elevar os padrões dos profissionais que atuam em RPPS e atender os requisitos estabelecidos no Manual de Certificação Profissional da Comissão de Avaliação do Pró Gestão, bem como, visa comprovar a qualificação técnica dos profissionais interessados em atuar nos cargos referidos cargos.

Fechar