28/03/2024
CVM mira influenciador ‘analista’
A APIMEC Brasil, juntamente com outras entidades, apoia as mudanças na regulamentação dos analistas de investimentos, em estudos pela CVM, para incluir também os influenciadores digitais. O assunto foi destaque nas plataformas do jornal Valor Econômico.
O aperfeiçoamento de alguns pontos da Resolução CVM 20 eliminará subjetividades em relação à atividade profissional de analista que hoje geram incertezas jurídicas. Entre os critérios sugeridos para enquadramento dos influenciadores na categoria de analistas estão a produção de conteúdo focados em investimentos e remuneração a partir do conteúdo produzido, tanto direta quanto indiretamente, como ganhos com visualizações em plataformas, além de publicidade e produtos relacionados a investimentos. Já os influenciadores digitais que produzem conteúdos de educação financeira não estariam incluídos.
Importante, ainda, que, no caso de um influenciador atuar, na prática, como analista, esse influenciador busque a credencial para exercer a função.
Veja mais detalhes na matéria completa no Valor Investe: clique aqui.
S. Paulo, 28/03/2024,