03/06/2022
Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS)
No mundo da contabilidade, as informações de práticas ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG, sigla em inglês), são imprescindíveis para a abordagem das mudanças climáticas e devem ter o mesmo rigor e qualidade técnica dos relatórios financeiros obrigatórios.
Isso exigirá um esforço mais amplo para padronizar a forma como as empresas contabilizam seu impacto ambiental e social; por sua vez, dando início a uma era de relatórios comparáveis obrigatórios, de auditoria e asseguração.
E para ajudar o mercado, vem aí o Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), nos moldes do International Sustainability Standards Board (ISSB), que trará uma série de benefícios para as empresas e o mercado de capitais, entre eles a elaboração de normas em consonância com os princípios globais de padronização. Além disso, facilitará o entendimento e reduzirá custos na divulgação, promovendo a convergência dos diversos padrões e frameworks existentes, simplificando a extrema diversidade atual que torna tudo muito complexo.
O CBPS será coordenado pela Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis (FACPC) e conta com o apoio das seguintes entidades: ABRASCA, APIMEC BRASIL, B3, CFC,CFCBSB, FIPECAFI e IBRACON.
S. Paulo, 26/05/2022.