02/09/2024
Influencers de finanças entram ‘na mira’ de Anbima, CVM e Apimec
A última edição da revista @Veja, publicada neste fim de semana, trouxe matéria sobre o crescimento do número de influenciadores digitais financeiros nas redes sociais e os desafios que esse novo cenário traz para os órgãos reguladores, como a @CVM, @Anbima e @APIMEC Brasil, que precisam criar normas, mas sem ferir a liberdade de expressão. Hoje já são centenas de influenciadores financeiros, com milhões de seguidores. A matéria destaca que ainda existe uma “zona cinzenta” para definir o que é recomendação, sem cercear a liberdade de expressão.
A APIMEC Brasil defende mudanças na resolução CVM 20/21, para mitigar subjetividades e contribuir para trazer mais transparência e segurança ao mercado e investidores. O principal ponto é definir de forma mais detalhada, quais são os elementos que constituem o caráter profissional da atividade de análise de valores mobiliários, de maneira a tornar obrigatório o credenciamento CNPI para quem a exerce.
“Quando essa atividade gera uma remuneração, mesmo que indireta, ela deixa de ser uma simples questão de liberdade de expressão e passa a ser uma atividade profissional”, disse à Veja Bruno Fernandes, superintendente de autorregulação da APIMEC Brasil.
#ApimecBrasil #RevistaVeja #Influencers
Leia a matéria completa em: https://veja.abril.com.br/economia/influencers-de-financas-entram-na-mira-de-anbimacvm-e-apimec
S. Paulo, 02/09/2024.